domingo, 9 de maio de 2010

Mensagem deixada à JUFRA por ocasião do seu VIII Congresso

Paz e Bem!
Realizou-se o VIII Congresso da Juventude Franciscana Portuguesa, nos dias 7, 8 e 9 de Maio, em Leiria, com o tema: 39º44'29.52"N8º48'41.54"w Caminha!
Alguns de nós estiveram na Eucaristia onde ficou a ser conhecido o novo Secretariado Nacional.
Num sentido de comunhão e fraternidade foi lida por nós a seguinte mensagem:

Queridos Irmãos

Paz e Bem!

" Assim se compreende que Francisco, por uma questão de humildade, quisesse que seus Irmãos se chamassem MENORES, e os Superiores da Ordem MINISTROS. Desta forma não só punha em circulação a terminologia do Evangelho que prometera, como ainda dava a entender aos Irmãos, pelo próprio nome que usavam, que o que eles vinham aprender à escola de Cristo era antes de tudo a humildade. Com efeito, Cristo Jesus, mestre de humildade, para inculcar aos discípulos a perfeição dessa virtude, dizia: Quem quiser ser o maior de entre vós, faça-se criado dos outros; quem quiser ocupar o primeiro lugar, faça-se servo dos outros."

( LM6,5 )

Parabéns por mais um importante congresso da JUFRA, momento tão importante de discernimento, celebração e renovação para a vida do movimento. Que esta seja uma nova etapa de busca do ideal franciscano: Viver fraternalmente ao jeito simples do Evangelho!

Que o Pai esteja convosco!

Não queríamos deixar passar este momento sem vos dar a conhecer uma realidade que está a acontecer e que deriva da vida deste movimento.

Depois de algum tempo afastados da JUFRA, a qual integraram em jovens, alguns elementos voltaram a encontrar-se em diferentes locais do país. Começamos por um encontro em Fátima no mesmo dia em que a JUFRA realizou o seu Dia Nacional nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2008. Marcamos este primeiro encontro nesta data por ser este fim de semana que tanto nos marcou enquanto jufristas. Desde aí já se realizaram alguns encontros de formação e vivência da espiritualidade franciscana.

Apesar de termos iniciado com elementos que começaram como jufristas foram também integradas outras pessoas como os cônjuges e aqueles que demonstram vontade de o fazer. Acompanham-nos sempre os nossos filhos que têm também eles os seus encontros num espírito de fraternidade e partilha. Fazemos sempre um esforço por nos abrirmos às comunidades paroquias locais.

Neste dia tão especial queremos demonstrar a nossa disponibilidade para com a Jufra de viver, como Francisco e Clara convidaram, a fraternidade num amor terno e concreto: “Que mostrem por obras o amor que têm uns aos outros” e manifestar o nosso apreço pela oportunidade que um dia nos deu de integrar este fraterno movimento.

Agora uma palavra de irmãos ao novo secretariado que assumirá novas funções:

-Muita força para conseguir superar os obstáculos que vão surgindo ao longo desta caminhada.

-Muita alegria por vos ter sido dada uma oportunidade tão bela de oferecerem o vosso trabalho ao serviço do irmão sem esperar nada em troca

-Muita fraternidade para que durante o vosso trabalho vivam verdadeiramente como irmãos

-Muita oração pois é nela que encontrarão a força para a vossa caminhada.

Um abraço fraterno de Paz e Bem!

Sem comentários: