domingo, 9 de maio de 2010

Mensagem deixada à JUFRA por ocasião do seu VIII Congresso

Paz e Bem!
Realizou-se o VIII Congresso da Juventude Franciscana Portuguesa, nos dias 7, 8 e 9 de Maio, em Leiria, com o tema: 39º44'29.52"N8º48'41.54"w Caminha!
Alguns de nós estiveram na Eucaristia onde ficou a ser conhecido o novo Secretariado Nacional.
Num sentido de comunhão e fraternidade foi lida por nós a seguinte mensagem:

Queridos Irmãos

Paz e Bem!

" Assim se compreende que Francisco, por uma questão de humildade, quisesse que seus Irmãos se chamassem MENORES, e os Superiores da Ordem MINISTROS. Desta forma não só punha em circulação a terminologia do Evangelho que prometera, como ainda dava a entender aos Irmãos, pelo próprio nome que usavam, que o que eles vinham aprender à escola de Cristo era antes de tudo a humildade. Com efeito, Cristo Jesus, mestre de humildade, para inculcar aos discípulos a perfeição dessa virtude, dizia: Quem quiser ser o maior de entre vós, faça-se criado dos outros; quem quiser ocupar o primeiro lugar, faça-se servo dos outros."

( LM6,5 )

Parabéns por mais um importante congresso da JUFRA, momento tão importante de discernimento, celebração e renovação para a vida do movimento. Que esta seja uma nova etapa de busca do ideal franciscano: Viver fraternalmente ao jeito simples do Evangelho!

Que o Pai esteja convosco!

Não queríamos deixar passar este momento sem vos dar a conhecer uma realidade que está a acontecer e que deriva da vida deste movimento.

Depois de algum tempo afastados da JUFRA, a qual integraram em jovens, alguns elementos voltaram a encontrar-se em diferentes locais do país. Começamos por um encontro em Fátima no mesmo dia em que a JUFRA realizou o seu Dia Nacional nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2008. Marcamos este primeiro encontro nesta data por ser este fim de semana que tanto nos marcou enquanto jufristas. Desde aí já se realizaram alguns encontros de formação e vivência da espiritualidade franciscana.

Apesar de termos iniciado com elementos que começaram como jufristas foram também integradas outras pessoas como os cônjuges e aqueles que demonstram vontade de o fazer. Acompanham-nos sempre os nossos filhos que têm também eles os seus encontros num espírito de fraternidade e partilha. Fazemos sempre um esforço por nos abrirmos às comunidades paroquias locais.

Neste dia tão especial queremos demonstrar a nossa disponibilidade para com a Jufra de viver, como Francisco e Clara convidaram, a fraternidade num amor terno e concreto: “Que mostrem por obras o amor que têm uns aos outros” e manifestar o nosso apreço pela oportunidade que um dia nos deu de integrar este fraterno movimento.

Agora uma palavra de irmãos ao novo secretariado que assumirá novas funções:

-Muita força para conseguir superar os obstáculos que vão surgindo ao longo desta caminhada.

-Muita alegria por vos ter sido dada uma oportunidade tão bela de oferecerem o vosso trabalho ao serviço do irmão sem esperar nada em troca

-Muita fraternidade para que durante o vosso trabalho vivam verdadeiramente como irmãos

-Muita oração pois é nela que encontrarão a força para a vossa caminhada.

Um abraço fraterno de Paz e Bem!

Fotografias do VIII Congresso da JUFRA

http://picasaweb.google.pt/antigosjufristas/VIIICongressoDaJUFRA#

sábado, 1 de maio de 2010

Encontro em Leiria

Paz e Bem!


Por impossibilidade de horário não será feito o encontro dos “antigos” jufristas com a Jufra no Sábado. Desta forma, pensamos que não fará muito sentido o encontro da tarde. Deixamos a sugestão para que o façamos numa outra actividade da Jufra com mais tempo.

No entanto, e uma vez que a Jufra se vai reunir em Congresso pensamos em apresentar uma mensagem ao movimento fazendo uma pequena apresentação da realização dos nossos encontros e demonstrando disponibilidade no âmbito de partilha de caminhada, indo ao encontro da fraternidade vivida por Francisco.

Seria importante que os antigos jufristas estivessem na Eucaristia de encerramento do congresso que se realizará às 11:45h. Seria tão bom se pudessemos juntar-nos em oração na grande celebração da Eucarístia e comungar da espiritualidade Franciscana.

Um abraço fraterno

Belisa Lago

Sandra Gonçalves