Encontro 12 de Julho de 2009
Dia 12 de Julho lá estivemos nós, os "antigos" - palavra que cada vez mais se revela inadequada, uma vez que nos continuamos a encontrar com o mesmo fervor jufrista de antes - jufristas da zona Norte reunidos uma vez mais na Quinta da Azenha, em Gondomar.
O encontro desta vez foi organizado pela Emília, Didi e Victor e mais uma vez começamos com a eucaristia, às 10:00h.
O tema escolhido foi "Desafio à Fraternidade" e como tal, cada família expressou a seguinte Declaração de Fraternidade:
"Nós, (nomes), Antigos Jufristas, presentes neste encontro queremos expressar a nossa intenção de:
- Escolher Jesus Cristo como caminho de verdade e de vida para "voar a grande altitude".
- Olhar para todas as Criaturas da natureza com Amor tão forte que torne impossível qualquer exploração egoísta.
- Descobrir em cada pessoa um irmão que nos fala de Jesus.
- Levar a nossa família a intervir responsavelmente no ambiente em que vive."
Cada pessoa foi levada a reflectir sobre as palavras anteriores, sobre a dificuldade de as cumprir e sobre as palavras com as quais se identifica mais, expressão do carisma Franciscano.
Desta vez o S. Pedro também esteve a nosso favor, e pudemos fazer o almoço partilhado (que sempre caracterizou a Jufra), na mata da quinta. No fim do almoço, um passeio pela quinta, onde pudemos conhecer as criaturas nossas irmãs que a habitam e onde os mais novos contribuiram para a limpeza da mata, recolhendo algum lixo lá deixado anteriormente pelos mais distraídos.
Uma surpresa se seguiu para os mais novos que puderam ter os seus corpos pintados pelo palhaço de serviço. Várias criaturas se juntaram desta forma ao encontro: tigres, leões, borboletas, joaninhas e até dragões...
O encontro continuou com análises de textos retirados das Fontes Franciscanas, onde pudemos constatar o imenso Amor que S. Francisco sentia por toda a Criação que o rodeava e especialmente pelos frades, seus irmãos, e que este Amor transbordava decorrente do Amor ao Pai.
Seguiu-se a partilha dos trabalhos realizados pelos diferentes grupos com a apresentação de um símbolo recolhido na natureza.
Como oração final, um jogral "Francisco foi luz para o seu tempo", onde procurávamos um Homem, um Homem bom, arauto da Paz e da Alegria, grande no Amor, que se sinta irmão de todos os Homens e das Criaturas, um Homem sem medo, nem sequer da morte, da morte corporal, que aponte os caminhos da reconciliação e da esperança, os caminhos de Paz e Bem, que apontam para Deus. Esse Homem já todos o conhecemos: Francisco de Assis.
Ficamos todos à espera do próximo encontro, dia 6 de Setembro, organizado pela Belisa, pelo Zé e pelo David.
Mais uma vez agradecemos à irmã Jacinta a paciência para nos aturar e o bom acolhimento de todas as Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora que mais uma vez nos emprestaram a Quinta da Azenha.
Beijinhos a todos e um abraço fraterno em Francisco. Né
Sem comentários:
Enviar um comentário