terça-feira, 24 de março de 2009

Encontro 28 de Março

Um dia, quando dormitava, ouviu uma voz a perguntar-lhe onde queria ir. Revelou com prazer toda a sua ambição. Então a voz acrescentou «Quem te pode dar mais, o senhor ou o servo?» Respondeu: «O Senhor». A voz replicou: «Ora bem, porque deixas o Senhor pelo servo, o príncipe pelo vassalo?» Então Francisco perguntou: «Que quereis que eu faça, Senhor?»
(TC6)

Gondomar, 22 de Março de 2009

Irmãos,

É com imensa alegria que vos convidamos para o próximo encontro de antigos jufristas no dia 28 de Março em Montariol (Braga).
E é grande a alegria quando os irmãos se encontram!
Vamos neste dia olhar para dentro de nós, assim como Francisco fez e perguntar “Que quereis que eu faça?”

O programa é o seguinte:

10h30 – Acolhimento
11h15 – Oração Inicial
12h30 – Almoço Partilhado (com sopa)
14h00 – Tema
17h00 – Lanche
17h30 – Via-sacra

Tragam as vossas Fontes, o livro de cânticos e as violas.
Vamos ter uma babysiter para tomar conta das crianças (depois vamos pedir uma contribuição para ela), assim como para a casa, uma vez que nos vão ceder duas salas e fornecer a sopa.

Contamos contigo!

Paz e Bem

Augusto, Maria José, Belisa e Isabel

Uma Carta Vinda do Céu!



Queridos irmãos,


Paz e Bem!


Há já alguns dias que o Céu está em festa, por esta razão queria partilhar o quanto a minh'alma se sente feliz ao lado do Pai e, não penseis que estou longe, pois, como dizia Sto. Agostinho "...estou somente do outro lado do caminho...".

Sou mais uma luz que continuamente iluminará as vossas vidas, louvando-vos por tudo aquilo que juntos construímos e também pelo vosso SIM PRESENTE, quer ao meu lado, na agonia da dor, lutando pela vida, quer na companhia dos meus familiares, dando-nos força e coragem para enfrentarmos esta luta.

Na realidade, a doença venceu, mas, não deixei de receber a irmã morte com um sorriso sereno, pois, na realidade o meu espírito estava radiante, ao contemplar os milhares de quilómetros de fraternidade e amizade que cruzaram mundo para nos confortarem, criando-se um refortalecimento de laços de união entre todos.

A vigília de oração que protagonizaram na Igreja de Paranhos - eu também lá estive - na qual estiveram presentes paroquianos e diversos amigos, elementos dos grupos de casais aos quais pertenci, cursistas, jufristas, elementos do grupo coral, grupo de Jovens de Paranhos e o grupo Semente de Assis, do qual fui responsável espiritual, foi um momento de oração e de paz, gratificante para todos nós. Sabem, algo relevante ficou patente neste momento: a conclusão de que o grupo Semente de Assis não acabou e jamais terminará, dada a força das sementes que nele se foram fortificando e que demonstraram todo o espírito de amizade e fraternidade existente entre todos. Apesar dos diferentes caminhos de vida que cada um de vós seguiu e as distâncias entre eles, não foram obstáculos para que toda esta união seja uma realidade.
Certamente foi um fervilhar nostálgico dos imensos momentos de oração que juntos partilhamos (retiros, reuniões de grupo, actividades da Jufra, etc...)
Estou tão feliz...porque no dia da minha despedida terrena, na última Eucaristia em que estive presente corporalmente, a plenitude dos valores pelos quais sempre tentei pautar a minha vida, estiveram presentes:
ALEGRIA, AMIZADE, FRATERNIDADE, ORAÇÃO, além de todos vós já anteriormente referidos e todos os meus irmãos religiosos e religiosas.
Louvarei ao Pai, pelas minhas irmãs enfermeiras que foram meu farol nas últimas noites da minha vida. Para elas a certeza de que na terra, os meus familiares jamais esquecerão a vossa disponibilidade e serviço. No Céu, a minha luz iluminará sempre as vossas vidas.
Irmãos, não interiorizem o sentimento de que foi somente a vós que ajudei a caminhar; a vossa caminhada, a nossa caminhada, serviu também para que me fosse possível efectuar a descoberta de novos caminhos e horizontes, em Jesus, Maria, Francisco de Assis e Irmã Clara.
Um grandes beijo da São!

P'la São
A família

quinta-feira, 19 de março de 2009

E foi ao Encontro do Pai...

A morte não é nada.
Apenas passei ao outro mundo.
Eu sou eu. Tu és tu.
O que fomos um para o outro ainda o somos.

Dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.

Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que o meu nome se pronuncie em casa
como sempre se pronunciou.
Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.

A vida continua significando o que significou:
continua sendo o que era.
O cordão de união não se quebrou.
Porque eu estaria fora de teus pensamentos,
apenas porque estou fora de tua vista ?

Não estou longe,
Somente estou do outro lado do caminho.
Já verás, tudo está bem.
Redescobrirás o meu coração,
e nele redescobrirás a ternura mais pura.
Seca tuas lágrimas e se me amas,
não chores mais.

Santo Agostinho


A missa de 7º dia pela nossa Irmã São Mendes, será dia 24 de Março, às 19h, na Igreja Paroquial de Paranhos.

Paz e Bem

quarta-feira, 18 de março de 2009

"... e habitarei na casa do SENHOR

para todo o sempre.
(Salmo 23)


A nossa Irmã São Mendes partiu para junto do Pai.

O seu corpo encontra-se na capela mortuária de Paranhos, o funeral realiza-se amanhã às 15h.

Paz e Bem

domingo, 15 de março de 2009

Vigíla de Oração pela nossa irmã São

Será na Igreja nova de Paranhos, no dia 16 de Março, às 22.30h.
Apareçam e tragam o livro de cânticos e violas.
Paz e Bem!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Pela nossa amiga e irmã São Mendes!

O SENHOR é meu pastor: nada me falta.
Em verdes prados me faz descansar e conduz-me às águas refrescantes.
Reconforta a minha alma e guia-me por caminhos rectos,
por amor do seu nome.
Ainda que atravesse vales tenebrosos,
de nenhum mal terei medo porque Tu estás comigo.
A tua vara e o teu cajado dão-me confiança.
Preparas a mesa para mim à vista dos meus inimigos;
ungiste com óleo a minha cabeça;
a minha taça transbordou.
Na verdade, a tua bondade e o teu amor
hão-de acompanhar-me todos os dias da minha vida,
e habitarei na casa do SENHOR para todo o sempre. (Sl.23)

Amigos,

A nossa irmã São está muito doente, numa situação bastante crítica. Todos que a conhecem, sabem o quanto a sua vida é importante nas nossas vidas. Todos que a conhecem, conhecem o seu coração generoso, o seu amor pela vida e por nós. Todos os que a conhecem, conhecem a sua fidelidade ao nosso Deus e como a sua vida se pauta por essa fidelidade. Todos os que a conhecem não a podem esquecer porque a Luz do nosso Pai brilha através dela.
Deus sabe todas as coisas, Deus tem um plano para a nossa São. A nossa vontade, o nosso desejo é que o Senhor a cure como só Ele pode curar, porque o Nosso Deus faz milagres, mas ”todavia não se faça a minha vontade, mas a Tua.” (Lc., 22, 42).
Nestes momentos difíceis, a oração é ainda o melhor consolo e talvez o melhor que podemos fazer pela nossa amiga e pela sua família. Assim, cada um de nós talvez pudesse tirar um pouquinho do seu tempo para pedir ao Senhor que ajude a São nesta hora, que ajude e console o Berto, a Susana, o Zé o e Tó Zé e lhes dê força, coragem e serenidade.

Paz e Bem

Helena Rosário

sábado, 7 de março de 2009

Fotografias do Encontro da Zona Sul (07-03-2009)

http://picasaweb.google.pt/antigosjufristas/FotosEncontroZonaSul?feat=directlink

O (RE)encontro da Zona Sul

No passado dia 7 de Março realizou-se no Seminário da Luz, em Lisboa, o encontro dos antigos Jufristas da zona sul.
5, 10 ou nalguns casos, 15 anos depois , todos os que participámos voltamos a ser alvo dos mesmos sentimentos:
Desde logo o local: foi necessário encontrar um local que para além de fácil, ao nível do acesso, fosse uma referência na nossa história de “Jovens Fransciscanos”... e logo surgiu o “Seminário da Luz” – ponto de outros encontros, espaço de vivências marcantes, marco nas nossas histórias pessoais.
Depois a motivação: o que nos levou ao Seminário da Luz? – a vontade de reviver momentos passados, o facto de estarmos juntos e de nos revermos ou, e principalmente, o querer voltar “a sentir” que algo de especial nos une, que cresceu, dentro de nós, ao longo de anos, e que faz com que sejamos os cristãos adultos que somos hoje e “Esse” algo é Francisco de Assis.
Aquele Francisco que nos fez olhar o mundo com outros olhos, que nos fez ver Cristo em todas as criaturas.
Isso mesmo nos foi trazido pelo Frei Hermínio Araújo, querido irmão Franciscano, que nos trouxe no dia 7 de Março, um Francisco actual, na face de cada irmão que sofre, ao abordar o tema “Francisco de Assis e uma outra forma de ser”.
Ontem como hoje, Francisco e “os seus filhinhos” têm um grande desafio pela frente, olhar para os irmãos através dos olhos de Cristo, em que a hospitalidade, a cordialidade e o Amor nos levam àqueles que são hoje, dos menos lembrados, aqueles que necessitam, de cuidados especiais, que se encontram em situações limite e que, ontem como hoje, necessitam do nosso amor e da nossa fraternidade.
Revivemos, com Frei Hermínio Araújo, o Franscisco do Sec XIII, no ano 2009. Obrigado Frei Hermínio por, connosco, teres partilhado essa vivência Franciscana dos nossos dias e por nos teres despertado para a realidade que vive afastada dos nossos olhos.
Relembramos o percurso efectuado e reflectimos sobre a importância da nossa vivência humana, cristã e franciscana naquilo que cada um é hoje, no que essa espiritualidade significou e significa para cada um de nós.
E após um almoço “franciscanamente “ partilhado e um momento de “pôr” as notícias em dia, chegamos ao fim de um dia “cheio” nas horas e no coração e como disseram os meus filhos, participantes pela primeira vez nesta experiência, na hora da despedida: ” quando voltamos a ter um dia como este?”... ao que eu respondi...” Francisco disse que nos quer juntos, novamente, no próximo dia 07 de Junho e por isso estamos todos convidados”.
Até lá!
Paz e Bem.
Filomena Pires

quarta-feira, 4 de março de 2009

Encontro da Zona Centro e Sul

Paz e Bem!

Já só faltam 2 dias para o encontro da zona Sul e Centro, em Lisboa. Gostaria de chamar a atenção de que o encontro não é só para os casais de antigos Jufristas, mas também para todos os outros elementos que fizeram parte da JUFRA ou que casaram com algum Jufrista.

Até ao dia 7 de Março!