(corrigida a data)
Foi este o tema escolhido para o encontro de antigos jufristas da Zona Norte que se realizou em Paranhos, Porto, no dia 31 de Janeiro de 2009. Foi preparado pelo Ângelo e pelas suas irmãs Olívia e Teresa. Estiveram presentes cerca de 40 pessoas.
Depois dos abraços e reencontros começamos pela oração inicial. Esteve connosco a Ir. Lúcia Fernandes. De seguida fizemos a apresentação das pessoas e casais que se encontravam presentes, ao mesmo tempo que construíamos uma “teia” que nos ia unindo e que simbolizava a união que queremos fortalecer entre nós.
Depois do diaporama “País dos Poços” fizemos uma pequena reflexão sobre a sua mensagem:
- Vivemos numa sociedade com dois “mundos”: o do SER e o do TER.
- No “mundo do TER” vive-se na superficialidade, todos são desiguais na aparência. Impera o barulho e o importante é encher-se de coisas. Tudo se fixa em si próprio.
- No “mundo do SER” vive-se a profundidade, todos são semelhantes no essencial. O mais importante é ir aprofundando o seu interior, dar-se aos outros e fazer silêncio para poder ouvir o que Deus quer…
Ficaram algumas questões no ar que nos ajudaram a reflectir:
1. O que fizemos com a profundidade que atingimos?
2. Que testemunho damos do que experienciamos?
3. Quais as coisas do meu bocal?
4. O que é que me impede de chegar ao fundo?
Após alguns momentos em que cada um foi partilhando aquilo que queria destes encontros ficou a grande conclusão do nosso encontro: Queremos continuar a encontrar-nos para aprofundar o Espírito Franciscano. O nosso lema é “ Franciscanos, hoje e sempre”. Se nos deixarmos guiar pelo Espírito, o depois virá…
Ficou a ideia de, num futuro próximo, ser preparado um retiro.
Foi criado um símbolo, uma Vela, que será sorteada no final de cada encontro. A pessoa ou o casal que for escolhido deverá preparar o encontro seguinte.
Neste encontro, o casal escolhido foi a Maria José Letras e o Augusto que receberam a Vela na Acção de Graças da Eucaristia. Esta foi em conjunto com a comunidade Paroquial de Paranhos e tivemos a cargo a sua animação.
Ficou no ar a data do próximo encontro: 28 de Março.
Paz e Bem!
Belisa
4 comentários:
so para dizer que o encontro foi a 31/Jan e nao 30, depois direi algo mais, por agora somente uma palavra me ocorre, OBRIGADO pela vossa presença e que engrandeceu e de que maneira o encontro. Paz e Bem; Ângelo Dias
Gostei da síntese feita pela Belissa acerca deste dia. Quem lá esteve certamente ficou com vontade de repetir. Quem não foi, espero que fique entusiasmado para ir ao próximo encontro. Acho que estamos mesmo "A caminho..." e que Ele e S. Francisco esperam muito de nós!
Ah! Estou ansiosa por ver fotos do encontro. Eu reparei que houve quem as tirasse...
Paz e Bem para todos.
Olívia Castro
PARABÉNS!!!
É bom ouvir ex-jufristas... quem nos está no fundo da alma!
Anseio um reencontro nacional.
Até lá!...
Paz e Bem
Manuel Carvalho
Como foi dito seremos sempre Jufristas, apenas temos uns cabelitos brancos a mais mas que lindos nos ficam e que bem nos fazem.
ELE precisa tambem de nós, precisamos escutar a sua mensagem com toda a serenidade...
Paz e Bem
PS.
Apesar de tudo ainda não me reformei de "Trolha" nem todos teem uma profissão dentro das tarefas da Jufra que começa por T, he,he he!
Enviar um comentário